Por Giuliano Miotto, advogado, autor e criador da Turminha da Liberdade.
Vivemos em tempos onde estamos perdendo a alma dos nossos filhos para as chamadas “redes sociais” e para os diversos jogos onlines, onde técnicas escusas de psicologia social, “gameficação” e outras são utilizadas para roubar a inteligência, a criatividade e a capacidade das crianças de se defenderem de manipuladores e doutrinadores.
Por isso, é fundamental o *resgate da importância da literatura* na vida das nossas crianças. A literatura é uma das armas mais importantes de que dispomos em tempos de loucura, de redes sociais, de vazio existencial e de controle social.
É um grande perigo deixarmos nossos filhos navegarem sozinhos pela internet, sem nenhuma orientação e, pior, sem fundamentos éticos e morais suficientes para que eles possam entender determinados riscos e armadilhas.
Graças ao isolamento social imposto pelos governos, a situação é ainda mais dramática, pois as crianças estão sendo privadas do convívio social da escola, da igreja e sendo obrigadas a acompanhar e aprender tudo a partir da tela de um celular, computador ou tablet.
Tudo isso já está causando imensos danos psicológicos nesta geração, veremos aumentar os casos de doenças e distúrbios mentais, depressão, suicídio, etc. Será cada vez mais comum crianças sendo vítimas de aliciadores e golpistas virtuais, enfim, há muitos problemas no horizonte próximo.
Mas *a literatura pode ser o grande remédio para o mal do século*. Todas as sociedades e civilizações que têm sobrevivido ao caos da existência, possuem grandes histórias, fábulas e contos que servem de amálgama para a sanidade mental de seu povo.
Uma sociedade sem histórias, é uma sociedade fadada a morrer e ser esquecida.
Acompanhe nosso trabalho em: www.turminhadaliberdade.com.br